@batepapo Como vocês abordam a “evangelização” do ActivityPub e das redes federadas para pessoas que ainda estão profundamente imersas em redes sociais fechadas?
Uma vez fui tentar falar sobre com uma amiga que estava reclamando das redes sociais e dos seus bilionários, dizendo que as detestava, mas que não tinha alternativa. Então disse que tem alternativa sim e quando mal comecei a falar, ela me interrompeu dizendo “E NEM ME VENHA COM ESSE NEGÓCIO DE MASTODON!” Eu fiquei tipo “tá, né…”.
Não faço isso. A maioria das pessoas não se importa. O que faço é mandar link de posts do lemmy pra meus amigos de vez em quando. Se perguntarem sobre o lemmy ou sobre o fediverso eu explico.
O que eu faço questão de apresentar pros outros é o uBlock Origin.
Como viemos todos para cá? Alguém veio panfletar no nosso Zape? Não, né? Só comento com alguns amigos sobre esse “ecossistema” de redes, mas não me aprofundo. Com essa conversa, eu já trouxe uma pessoa para cá que, modéstia à parte, encontrou-se muito bem aqui e está até fazendo um sucesso.
Mas a maioria dos membros fediversais vieram por pesquisas, bate-papo na internet, raramente por indicação. O fenômeno mais ímpar foi a imigração da organica.social, que foi de um taime incrível. Mas foi uma coisa que não se repetiu.
deleted by creator
@joaquim_satolep @batepapo Deixei as redes sociais tradicionais frustrado com a falta de privacidade, a enxurrada de anúncios e outros problemas. Senti a falta de conectar e socializar online, mas não conhecia o Fediverso! Descobri esse mundo por acaso, pesquisando alternativas. Às vezes, fico pensando se não há mais gente como eu, buscando um espaço digital mais livre e descentralizado, mas ainda sem saber que ele existe.
deleted by creator






